quinta-feira, 15 de julho de 2010

UTILIZANDO A TV E O VÍDEO COMO RECURSO PEDAGÓGICO

No momento estou atuando na Secretaria de Educação, mas apesar de não estar diretamente dentro de sala de aula, utilizo a TV e o Vídeo nas minhas oficinas de assessoria aos professores do Ensino Fundamental.

Esse ano fizemos assessoria em planejamento curricular para todos os professores da Rede. Os professores formadores trouxeram muito material como DVD´s, fitas de vídeos, CD’S para socializar com os professores para que os mesmos utilizassem em suas aulas como atividade de aprendizagem. Pessoalmente utilizei diversos DVD’s na formação de professores alfabetizadores como: Alfabetização ao alcance das mãos, do qual extraímos toda uma fundamentação teórica da importância de se utilizar o concreto na alfabetização. Outro exemplo soa filmes que abragem a inclusão que utilizamos para sensibilização dos profissionais, para conseguirem entender um pouco sobre esse processo de inclusão.

Outro exemplo foi ano passado que atuando no Programa Sentinela, montamos um grupo de jovens para que exercessem a função de multiplicadores. Dentro dos diversos temas abordados, utilizamos o filme Terra Fria para tratarmos da questão do abuso sexual dentro das empresas e vídeos educativos sobre as DSTS.

Realmente é muito importante utilizarmos a TV e o Vídeo como ferramentas pedagógicas. Desse modo, enriquecemos o universo de nossas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário