quinta-feira, 15 de julho de 2010

RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Recursos didáticos são todos os meios utilizados para estimular o aluno na aprendizagem de um determinado conteúdo ou transmissão de informação.

Existe uma variedade de recursos tecnológicos como: DVD, computador, data show, jogos interativos, peças anatômicas, peças geométricas tridimensionais, que são utilizadas como ferramentas pedagógicas enriquecendo o universo escolar.

Na sala de aula o globo terrestre auxilia os professores de Geografia a localizarem com seus alunos, países, continentes e etc., saindo do abstrato e penetrando o concreto. Nas aulas de matemática a utilização do material dourado ajuda aluno a compreender conceitos como unidade, dezena e centena, auxiliando assim a decomposição dos mesmos. O computador já se torna mais amplo nas oportunidades, porque além de se conectar em tempo real com o mundo, favorece uma multiplicidade de ferramentas que auxiliam o aluno adquirirem conhecimento e também de se aprimorar para o mercado de trabalho.

Livros, filmes, imagens levam o leitor a despertar a sua sensibilidade para percorrer caminhos desconhecimentos pelo mundo do conhecimento, onde ora ele é autor e ora é leitor.

Os recursos didáticos devem ter critérios em termos de escolhas, formulação de objetivos para que sejam utilizados de forma correta para que a proposta de ensino se torne feliz.

O professor deve ter clareza quanto ao uso dos recursos didáticos como instrumentos a auxiliar e construir a forma de aluno de o aluno a racionar, de entender o mundo e aprender a lidar com esses recursos e também utilizam no seu cotidiano.

Uma sala de aula vai muito mais além dos recursos, ela precisa estar impregnada de diversos saberes.

Saberes que se adquirem no dia-a-dia na troca e experiências, na formulação de questionamentos, mas também no principal primar pela qualidade do ensino brasileiro, onde possamos realmente compreender que para educar precisamos ternura e que a nossa escola precisa ser encantadora para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário