sexta-feira, 16 de julho de 2010

Utilidade do Vídeo em sala de Aula

Adriana Lourenço
Podemos elencar diversas maneiras de se utilizar o vídeo na sala de aula, porém o nosso intuito não é oferecer uma receita pronta para aplicação, mas apontar meios de exploração. Antes de qualquer coisa cabe ao professor pesquisar, buscar diversos meios de aplicabilidade desse recurso e ver qual delas consegue se familiarizar.

Ferrés (1996) apresenta diversas maneiras de utilizar o vídeo como: veideolição, videoapoio, videoprocesso, programa motivador, vídeo interativo e etc.

A seguir trataremos de algumas dessas utilidades.



Informação de conteúdo de Ensino



Apresenta-se a informação de maneira sistematizada como as vídeo aulas ou tele aula, que atualmente encontramos nos programas educativos ou no Sistema de EAD. A outra forma é usar o vídeo comum, tipo filme, documentário, desenhos que podem ser explorado com múltiplas abordagens.



Motivação

Os vídeos devem ser utilizados como estimuladores da aprendizagem. Antes de iniciar um novo assunto, utilizar um vídeo desse teor seduz os alunos a adentrarem no espaço imagético.

Para motivar alguém é claro que precisamos antes estar motivados, isto quer dizer, com vontade de fazer algo que nos traga prazer. Desse modo, levar para os outros essa vontade.

Os meios audiovisuais por si só, já encantam a todos com as suas reflexões, é como entrar em espaços que nos levem a sonhar, refletir, seduzir nossas emoções para um melhor entendimento dos fatos.



Ilustração

A ilustração é uma arte pictória que amplia nossos sentidos e têm diversos significados e significantes. Ela pode elucidar, explicar, exemplificar, adornar filmes e vídeos. Auxiliam no enriquecimento do produto, daquilo que se pretende apresentar em sala de aula.



Meio de Expressão

Dentro de todos os meios acimas mencionados, o meio como expressão é um termo inovador. Expressar-se significa demonstrar através de algum meio algo que você conhece ou domina. Temos uma amplitude de meios pelos quais podemos nos expressar e um deles é o vídeo.

Incentivar nossos alunos a se expressarem através de gravações próprias é um excelente meio de educar-lhes para a tecnologia. Dessa forma eles poderam apreciar as próprias produções e reverem seus aspectos comunicacionais.

Como podemos ver o vídeo nos traz inúmeras possibilidades de uso, para isso, se faz necessário que o professor antes de mais nada domine essa mídia. A ação de domínio requer constante pesquisa e reflexão quanto ao seu uso.

O vídeo bem empregado em sala de aula trará inúmeros benefícios a aprendizagem dos alunos, basta que para isso seja usado com intencionalidade pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário