sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Influência das Novas Tecnologias e as Novas Possibilidades no Sistema EAD

Adriana Lourenço
 As novas tecnologias digitais adentraram todos os espaços de nossa vida, numa proporção que talvez não tenhamos consciência desse fato e como elas modificaram as bases estruturais da nossa vida.

O mesmo acontece nos sistemas de ensino tanto presencial como a distância.

No sistema de EAD, as tecnologias digitais são confrontadas com um desenvolvimento tão veloz, que a sua utilização como recurso didático ultrapassou todos os outros recursos didáticos.

Atualmente temos o computador que tem a capacidade de armazenar uma grande gama de informações que em alguns instantes. Num piscar de olhos buscamos informações e elas se colocam sobre a tela, numa velocidade imaginável. Aqui não podemos deixar de citar a conexão mundial em rede, que abrange todo o mundo na troca de informações e comunicação que antes do século XXI era feito por máquinas com pouca sofisticação e com custo alto.

Com essa revolução tecnológica a educação toma novos rumos, principalmente no que se refere na didática do ensino a distância e Peters (2006) afirma que: “a teleconferência e o computador pessoal modificam a concepção didática do ensino a distância de tal maneira que já agora se fala de uma segunda e uma terceira gerações dessa forma de ensino e aprendizagem.”

As novas tecnologias proporcionam formas ampliadas no ensino e na aprendizagem no sistema EAD. Elas trazem várias possibilidades o que trazem várias possibilidades o que torna a aprendizagem mais atrativa e eficaz. Para que o docente abre um leque de novas possibilidades didáticas.

Peters nos apresenta também, os principais métodos de ensino a distância, utilizando as tecnologias como recurso didático. Essas apresentações são fruto de uma pesquisa do qual ele pode conhecer a realidade de diversas universidades americanas e européias apresentando as suas contribuições e seus anseios relativos ao uso das tecnologias e as modificações necessárias na didática de EAD.

No entanto vamos anos aterem ao uso específico do áudio e vídeo no sistema de educação à distância.

O questionamento inicial se faz em relação das reais funções didáticas dessas tecnologias no ensino a distância. Quem nos responde essa questão é Garrison (1994). Segundo ele essas duas formas poderiam ser resumidas como sendo a essência de todo esse processo seria a comunicação entre docente e discente.

Para ele a comunicação é a principal ferramenta, porque mestre e aluno através de um diálogo bidirecional tecem relações que proporcionam aprendizagem e também se utilizam desses recursos como meio de ensino.

Garrison tem como proposta de trabalho tornar a teleconferência como argumento para o surgimento da segunda geração de ensino a distancia, passando assim por grandes modificações estruturais.

Entendemos por teleconferência a conferência que se efetua simultaneamente em um ou mais lugares distintos.

Podemos assim dizer que por meio digitais de comunicação, estaria garantido por meio deles o diálogo no futuro do sistema de EAD.

A teleconferência dar-nos a idéia de uma sala amplificada, onde um docente estaria com uma turma presencial ministrando sua aula e essa aula também seria assistida por outras turmas em lugares diferentes.

Não estamos muito distante dessa realidade, porque atualmente temos diversas universidades que se dedicam ao ensino a distância e utiliza-se de diversos recursos digitais para proporcionarem aos seus alunos um ensino de qualidade. Temos conexão em rede, aulas que são transmitidas em tempo real através de satélites, módulos impressos com impressoras a laser, chats durante as aulas presenciais que proporcionam o efetivo diálogo entre professor e aluno.

O mais fantástico dessa exposição é de que o ensino a distância aliado ao uso das tecnologias digitais proporcionam para milhares de pessoas, a inserção no universo acadêmico, melhorando a qualidade de vida, realização profissional, enfim, responde aos anseios de uma sociedade que vivencia a era midiática.

No que tange ao professor, esse para que realmente utilize dessas ferramentas ao favor do ensino e da aprendizagem, deverá ter primeiro, vontade e suportes didáticos, segundo necessita de formação e aprimoramento constante.

A nossa realidade brasileira, já deu grandes avanços, mas ainda a formação necessária ao do uso das tecnologias de informação e comunicação digital são para um grupo minoritário e as nossas escolas públicas ainda não disponibilizam desses recursos tão avançados.

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