sexta-feira, 16 de julho de 2010

ENSINO POR ÁUDIO E VIDEOCONFERÊNCIA NO SISTEMA DE EAD

Adriana Lourenço

O questionamento inicial tem como bases investigativas, conhecer as funções didáticas do áudio e da videoconferência e como essas tecnologias pode ser usada como instrumentos ao ensino e na aprendizagem do Ensino a Distância.

Para responder esses questionamentos, encontramos Garrison grande apreciador das tecnologias algumas dessas respostas. Segundo ele, a essência principal do ensino e da aprendizagem é a comunicação, com ela o professor e aluno se relacionam e trocam suas prelações e consecutivamente tecem a comunicação. O ensino e a aprendizagem se dão quando há uma qualidade significativa durante a comunicação.

Ele ainda afirma que essas duas tecnologias, ofertam ao estudante auxílio e apoio por meio da comunicação, ainda mais no ensino a distância que tem bases estruturais na independência e no isolamento.

Diversos países já estão aderindo às idéias sociais de Garrison no se refere ao ensino a distância. A proposta dele é de tornar a teleconferência como argumento para falar de uma segunda geração de EAD que certamente mudará as suas bases estruturais

Garrison argumenta em seu projeto Multifunction microcomputer enhanced áudio teleconferencing com (1993ª), que por meio dessas tecnologias de comunicação, pode-se resgatar o diálogo que é tão importante na relação professor e aluno. Esse fato trará para o ensino à distância mudanças promissoras. Ele continua argumentando que com os meios de comunicação reportaria aos telestudantes, o mesmo que ocorre com os estudantes no ensino presencial. Garantindo assim, a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Desse modo a EAD seria vista por outro prisma e mais facilmente aceita no universo acadêmico.

Em termos gerais, pode-se dizer que o áudio e o vídeo unido a outras inovações tecnológicas, ligariam vários grupos de estudo ao mesmo tempo pelo sistema de banda larga (ISDN) ou por via satélite. Esse molde didático propicia uma nova forma de estudo que ultrapassa grandes distâncias e pode ser dirigido a partir de um local de base por um docente.

Na prática desenvolveram-se segundo Keegan quatro tipos de teleconferência:

Tipo 1: Dois caminhos de áudio. Conversas entre docente e discente por uma linha de áudio.

Tipo 2: Dois caminhos de áudio e um caminho de dados. Além da conversa por esta linha de áudio, há também transmissão de dados.

Tipo 3: Um caminho de vídeo mais dois caminhos de áudio. A aula é transmitida de uma classe base para diversas outras classes por meio de um canal gerador de imagem, via satélite.

Tipo 4: Dois caminhos de vídeo mais um caminho de áudio Docente e discente se comunicam através de uma ligação audiovisual em tempo real.

Essas formas de teleconferências provocam um grande boom no ensino a distância em relação ao antigo sistema usado por correspondência que ainda é utilizado por muitas universidades americanas. Já as Européias garantiram ao ensino e ao processo de aprendizagem, a utilização dos meios tecnológicos em suas universidades através da constituição de convênios com as universidades membros.

Essa forma diferenciada de ensino a distância tem idéia de uma sala de aula ampliada, isso significa que um docente se encontra na frente de um grupo de estudantes e realizam a comunicação em tempo real.

Outros autores reconhecem que esse novo sistema também apresenta as suas desvantagens, porque haveria uma economia em relação ao número de docentes nas universidades conectadas e pelo fato de alguns alunos acharem os discursos maçantes.

O atraente nesse novo contexto é que basicamente os docentes devem ter afinidade com esse novo modo de apresentação nas aulas. Keegan resumiu essa atitude, denominando a teleconferência presencial a distância.

Apesar da descrença em relação a essa nova didática no EAD, devemos levar em conta a sua propagação por todo mundo nesses últimos cinco anos. Sem dúvida poderia citar diversos nomes de projetos que se utilizaram da teleconferência, o mais importante a se destacar que essa metodologia não reproduz as aulas costumeiras tradicionais, Também não é a única forma de se transmitir o saber, mas apenas exercem conscientemente determinadas funções didáticas no todo do sistema do ensino a distância, que em sua maioria devem ser analisadas e testadas em prol de uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário