sexta-feira, 16 de julho de 2010

PESQUISA EDUCACIONAL

Adriana Lourenço


Pesquisa é o modo científico para obter o conhecimento da realidade empírica e também poderíamos dizer que pesquisa é o conjunto de atividades intelectuais que leva á descoberta de novos conhecimentos.

Qualquer pesquisa tem a finalidade de responder a um questionamento, resolver um problema e descobrir respostas sobre as questões que intrigam cientistas e estudiosos na área.

A pesquisa educacional se encontra entre as ciências humanas e sociais, sofreu as influências dessas ciências, portanto os estudos fenomenológicos educacionais acompanharam á evolução das pesquisas científicas.

As pesquisas educacionais realizadas no século XIX seguiam a linha do positivismo, por se acreditar por muito tempo que existia a possibilidade de decompor os fenômenos educacionais em suas variáveis básicas e assim obter o conhecimento total dos fenômenos estudados.

Mesmo com a possibilidade da aplicação de estudos experimentais na área da educação, com o tempo foi-se percebendo que as pesquisas educacionais não podiam se limitar ao uso desse método. Surge, então, por parte dos pesquisadores da área de educação, a necessidade de buscar novas formas de trabalho em pesquisa, rompendo assim com os antigos paradigmas.

Começaram, portanto surgir novas propostas de abordagem de pesquisa, na área da educação, com soluções metodológicas diferentes. Surgem, por conseguinte, as modalidades de pesquisa participante, pesquisa-ação, pesquisa etnográfica, estudo de caso que abordaremos mais adiante neste texto.

Surge a nova prática da pesquisa educacional, voltada para a investigação do cotidiano das escolas e das salas de aula. Lúdke e André (2003, p.8) afirmam que “na base das tendências atuais de pesquisa em educação se encontra uma legítimas e finalmente dominante preocupação com os problemas de ensino”. Essa mesma constatação é feita por Mello, citado por Lúdke e André (2003, p.8) afirmando que: “a pesquisa passa a estar mais voltada para a apreensão do funcionamento interno da escola e do sistema escolar”.

Toda e qualquer tipo de pesquisa somente terá validade científica se for realizada observando os preceitos dos métodos científicos. E na área de pesquisa educacional não pode ser diferente.



Pesquisa Quantitativa

Parte do princípio de que tudo pode ser quantificado. Isso significa transformar em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Utiliza-se de recursos e técnicas estatísticas.

Na área educacional ela quantifica: demanda de alunos matriculados, alunos aprovados ou reprovados, alunos retidos na série, números de alunos con dificuldades e etc.

Exemplos de pesquisas atuais: ENEN, ENADE, Provinha Brasil...



Pesquisa Qualitativa

Considera que há uma relação dinãmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos. O ambinete natural é a fonte direta para coleta de dados, e o pesquisador é o intrumento chave.

A pesquisa qualitativa na área de educação estuda a escola a aprtir da análise de elementos ou das situações vivenciadas no cotidiano escolar.



Pesquisa Etnográfica

Utliza-se de técnicas que são tradicionalmente associadas à etnografia, como: a observação, a entrevista, e a análise de documentos.







Pesquisa Estudo de Caso

O que a caracteriza um estudo de caso é um estudo profundo, exaustivo e detralhado para que se possa obter o maior número de informações sobre uma pessoa ou um grupo de pessoas. Não permite generalizações. Portanto, os resultados obtidos só têm validade para aquela população que foi estudada.

Na área educacional a sua utiliadde é de identificar um problema educacional e também serve para entender a dinâmica da prática educativa.



Pesquisa -Participante

Pesquisa participante desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.



Pesquisa Bibliográfica

Pode-se constituir em etapa prévia em um processo de epsquisa, seja qual for o problema em questão, com o objetivo de ter um conhecimento prévio da situação em que se encontra um assunto na literatura da área. Ela também pode ser utlizada para a realização de uma pesuisa teórica sobre um determinado assunto.

Em qualquer tipo de pesquisa principalmente na área educacional serve para resolver as questões educacionais vigentes em busca da melhoria da qualidade da educação.





Referências:



Universidade Norte do Paraná. Curso superior de Pedagogia: módulo 2. Londrina: UNOPAR, 2006.

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