sexta-feira, 16 de julho de 2010

Métodos de Pesquisa

 Adriana Soares Lourenço dos Santos


Método é um conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

A palavra método é derivada do grego Méthodos, que significa ‘caminho para se chagar a um fim'. Assim, na dimensão semântica, entende-se por método, a ordem em que se devem dispor os diferentes processos necessários para se alcançar um resultado desejado. Em outras palavras, método é um procedimento (forma), passível de ser repetido para atingir-se algo, seja tangível (material) ou intangível (conceitual).

Lakatos e Marconi (2000, p. 44) observam que todas as ciências precisam de um caminho seguro para chegar a seus objetivos. Esse caminho é o método. Mas, em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Ainda para as autoras citadas, a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

Dessa forma podemos sintetizar que o método tem a finalidade de produzir conhecimentos demonstráveis através da comprovação de hipóteses apresentadas.

A seguir conceituaremos os principais métodos de abordagem:

Método dedutivo

Modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada(s) premissa(s).

No corpo da lógica clássica, a indução pode ser reduzida à dedução.

Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras.





Método indutivo

È aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. Este método está cada vez mais sendo abandonado, por não permitir ao autor uma maior possibilidade de criar novas leis, novas teorias.

Próprio das ciências naturais também aparece na Matemática através da Estatística. Utilizando como exemplo a enumeração, trata-se de um raciocínio indutivo baseado na contagem.

Método Dialético

Constrói-se montando um novo sistem de hipóteses partindo da anulação do sistema santerior.

Método fenomenológico

Define se como uma volta às coisas mesmas, isto é, aos fenómenos, aquilo que aparece à consciência, que se dá como objecto intencional.

Seu objectivo é chegar à intuição das essências, isto é, ao conteúdo inteligível e ideal dos fenómenos, captado de forma imediata.

Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma actividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, volição, paixão, etc), com os quais visa algo.

Método hipotético-dedutivo

Consiste na construção de hipóteses que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao controle mútuo pela discussão crítica, à publicidade (sujeitando o assunto a novas críticas) e ao confronto com os fatos, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas resistindo as tentativas de falseamento, sem o que seriam refutadas. É um método de tentativas e eliminação de erros, que não leva à certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrável não é alcançado.

Poderíamos assim dizer que as diferenças básicas do método são:

O dedutivo apenas se utiliza da razão para alcançar o conheceimento, já o indutivo obtem o conhecimento a partir da experimentação, enquanto o hipótetico dedutivo utiliza-se mais da lógica, o dialético os fenômenos são contraditórios e fenomenológico isola as experiências das causas para se chegar a uma conclusão.

A escolha de melhor método de pesquisa orientará o pesquisador a traçar todo o roteiro do que se pretender estudar. A melhor opção como também seguir uma metodologia, servirá para boa execução de um trabalho.





Referências:



LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4 ed.rev. e ampl. – São Paulo: Atlas 200.



TEIXEIRA, Gilberto. A questão do método na investigação científica. http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=21&texto=1660. Acessado em 29/07/2009.



Wikipédia,a enciclopédia livre. ttp://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário