sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os Diversos Caminhos Pedagógicos de Utilização da TV/Vídeo na escola

Adriana Lourenço

Existem inúmeras possibilidades no desenvolvimento das atividades curriculares, e uma delas é a possibilidade do uso da TV/vídeo. A proposta não é apresentar soluções prontas, mas sim indicar alguns caminhos de sua utilização.

Partindo dessa premissa, o sucesso do uso das tecnologias na educação muito também depende do conhecimento dessas tecnologias, a sua aplicabilidade e o planejamento do professor. Abaixo relacionaremos o uso da TV/Vídeo em diferentes áreas do conhecimento.



Língua Portuguesa

De acordo com Garcez (2001) qualquer material audiovisual pode ser considerado um texto e adentra os campos tratados pela Língua Portuguesa, já que do acesso a “leitura” e análise da língua utilizada.

De acordo com o Curso TV na Escola, há pelo menos duas possibilidades de selecionar esse recurso, a primeira quando o professor seleciona o vídeo previamente e o trabalha de forma interdisciplinar e a segunda é quando o professor de Língua Portuguesa escolhe o recurso para ampliar o conteúdo de um assunto específico.

O professor em qualquer uma das situações acima descritas tem a multiplicidade desse recurso ao seu favor para flexibilizar o seu trabalho.

O texto audiovisual pode ser usado como estratégia para trabalhar as informações pertinentes a um determinado assunto ou especificamente a linguagem que está sendo utilizada no próprio material.

Ambos os aspectos também podem estar voltados num determinado material audiovisual que pode ser usado parar tratar ao mesmo tempo a questão temática e a sua estrutura de linguagem.

Em qualquer um dos casos o professor de Língua Portuguesa, estará trabalhando e auxiliando a desenvolver no aluno as competências e habilidades lingüísticas que os encaminhem, a saber, ouvir, falar, ler, escrever e analisar a língua materna em diversas situações de uso da linguagem verbal e com objetivos diversos.

As atividades desenvolvidas através do uso da TV/Vídeo, proporcionam aos estudantes o contato com os diversos gêneros orais específicos e dessa maneira, podem analisar e refletir sobre o seu funcionamento e estrutura: entrevistas, debates, comentários, propaganda, telenovela, narrativas ficcionais e outras afins.

Em suma, o uso da TV/Vídeo proporciona uma infinidade de atividades voltadas para ampliação do universo lingüístico dos alunos.



Matemática

A ciência Matemática parte do concreto para depois adentrar os espaços do abstrato, por esse motivo o professor de Matemática deve ter o cuidado quando selecionar o vídeo para utilizá-lo em suas aulas.

Vídeos de aulas gravadas ou demonstrações de pessoas manipulando objetos concretos, não despertam a atenção dos alunos.

Então se sugere que escolha vídeos que possibilitem movimentação a objetos gráficos não manipuláveis, outros que possibilitem a combinação de imagens diversas e aproveitar também a linguagem audiovisual como elemento motivador das aulas.

Na área de Matemática, o professor pode trabalhar com o vídeo especificamente para iniciar assuntos relacionados na área da história da Matemática, simetria, pavimentações de plano e perspectivas.

É claro que o vídeo não atende a todos os assuntos específicos dessa área, mas eles devem ser utilizados como forma fomentadora nessa disciplina, para que leve os alunos a estabelecerem relações, a resolver situações problemas e outros objetivos. Porém cabe o professor levar o aluno a desenvolver o olhar crítico sobre aquilo que assiste.



Ciências

Sabemos que muitas mudanças correram nas últimas décadas, principalmente no que tange a respeito da sociedade atual, da qual o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. Em vista disso, como podemos pensar na formação de um sujeito crítico e participativo, senão promovermos situações favoráveis a apropriação de conceitos e procedimentos que permitam o entendimento do teor científico oportunizado pela natureza.

Já passou o tempo em que o professor de Ciências apenas organizava os conteúdos para os alunos enquadrados num mesmo perfil. Hoje, o professor deve oportunizar meios, criar situações, desenvolver diversas alternativas para que o aluno possa ter uma aprendizagem significativa dos conhecimentos científicos e tecnológicos que levem em conta o desenvolvimento de habilidades.

E de acordo com o Curso TV n escola, o uso do vídeo durante as aulas de Ciências constitui-se em outros recursos, um apoio precioso à apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, além de contribuir para aprendizagem necessária a linguagem das imagens. A confrontação das informações obtidas a partir de filmes com as concepções dos alunos pode conduzir à formulação e à discussão de novos problemas em sala de aula.

Ao analisar um filme, o aluno desenvolve o seu olhar nas questões da observação, identificação, seleção e hierarquia das imagens. Porém o uso do vídeo de forma alguma pode substituir o professor nem as produções dos alunos.

Os filmes científicos são feitos em sua maioria tendo bases nos documentários explicativos que não possibilitam muito a reflexão. Antes de iniciar um filme o professor deve promover meios para discussão e após exibição do vídeo.



Artes

“Um dos principais objetivos do ensino da Arte na escola é a formação do apreciador, do fruidor dos bens culturais. O desenvolvimento das habilidades apreciativas é direito de todos e não apenas dos profissionais da Arte” (ROSSI, 1999).

A Arte no espaço escolar pauta-se nas práticas que visem a apreciar, ao afazer artístico e a história dos objetos artísticos produzidos pelo homem no transcorrer histórico. O suo da imagem está sendo muito utilizado nessa última década, veiculando diversas informações de forma rápida.

Com as imagens podemos criar diversas possibilidades de narrativas visuais que transportam obstáculos lingüísticos e ampliam o nosso universo comunicacional e expressivo.

Em todos os espaços estamos permeados pelo uso da TV/Vídeo. Esses recursos têm feito parte de nossa formação, nos levando a compreender a realidade atual. Os recursos audiovisuais são veículos de manifestações artísticas e culturais.

Sugere-se utilizar programas de televisão para abordar as diferentes funções da Arte na sociedade. Já uma cena de novela, é um bom exemplo para trabalhar os termos estruturais do diálogo e a construção de personagens.

O vídeo usado com a função de informação e de conteúdo de ensino traz grandes contribuições no processo de troca de informações para a construção do conhecimento.

Em História da Arte, pode-se mostrar um artista e suas obras, as diversas formas de se expressões culturais, fazendo ponte com as diferentes épocas históricas.

A utilização do recurso audiovisual é diversa. A Arte liga-se a esses recursos a fim de desenvolver a apreciação, o fazer artístico e a contextualização de seus movimentos.

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