sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Vídeo como Meio de Expressão

Adriana Lourenço
 Desde invenção da TV e durante alguns anos, os programas televisivos eram transmitidos ao vivo. Os equipamentos mais antigos não suportavam a gravação de sons e imagens em fitas magnéticas.

De acordo com o dicionário Michaellis (2008),vídeo é parte de um equipamento de circuito de televisão que atua sobre os sinais de imagem e permitem a percepção visual das emissões.

Para o Curso TV na escola o vídeo é entendido como:

“Chama-se hoje vídeo a toda mensagem audiovisual registrada em fita, desde gravações de programas de TV e filme através de videocassetes a mensagens produzidas em câmeras de vídeo por amadores”.

A maioria das escolas públicas brasileiras já possui esse recurso, que auxilia no processo de gravação de programas educativos como os da TV Escola. Essas gravações servem como apoio didático para os professores, o que sugere que seja montada uma videoteca com todo esse material, para que posteriormente possa ser usado durante as aulas das diversas disciplinas.

A videoteca escolar deve ter como característica principal, a disseminação do conhecimento produzido por vídeo.

O vídeo escolhido corretamente serve para ampliar o conhecimento dentro da sala de aula, fornece ao professor diversos procedimentos técnicos como: adiantar, congelar imagens, retornar, utilizar trechos escritos importantes e focalizar cenas com maior precisão.

Para isso o professor precisa ter disponíveis os seguintes equipamentos:

• Aparelho de videocassete;

• Antena parabólica ou receptor de satélite;

• Câmera de vídeo ou filmadora digital;

• Televisor.

Ressaltamos que o vídeo não é um meio audiovisual puramente reprodutor de imagens, mas uma tecnologia a favor da aprendizagem.

Ferrés (2001) nos recorda que o vídeo é um meio de comunicação e um meio de ensino.

Podemos analisar por esses dois prismas que se trata de um meio que possibilita para recepção de informações em massa e segundo como fonte propiciadora de análise e uso com fins pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário