quinta-feira, 15 de julho de 2010

Convergência e Currículo

Devemos distinguir bem informação e conhecimento. A informação é a matéria prima, enquanto o conhecimento é a sistematização desta matéria prima em saberes. Na segunda metade do século XX as escolas foram se especializando fazendo com que o conhecimento fosse mais aprofundado e menos amplo. Hoje, temos que nos preocupar menos com o acumulo de conhecimento e mais com sua construção a partir de informações que devem ser pesquisadas. O desenvolvimento nas técnicas de comunicação ampliou o alcance dos conhecimentos compartilháveis.

Atualmente a tecnologias da informação e da comunicação, possui um posicionamento tanto educacional como cultural novo. Uma grande quantidade de informações disponíveis e sua conversão em conhecimento estão adquirindo um novo ordenamento para permear nossas relações com o saber.

Nossa educação mostra que os atuais paradigmas não atendem mais o momento atual, devido a quantidade e velocidade da informação. Com o conhecimento dinâmico e as informações sistematizadas, os meios de produção de conhecimento mudam da produção em massa para uma produção enxuta. Um novo paradigma deve ser criado bem como um novo perfil de cidadão para conviver na nova sociedade da informação e da tecnologia.

As atividades pedagógicas colaborativas e a distância vem se transformando na modalidade educacional apropriada para redes de produção de conhecimento. Como o conhecimento é visto como uma construção social, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela participação social em um ambiente que propicia a colaboração, a avaliação e o acesso a saberes universais, amplificando assim a aprendizagem individual de cada membro do grupo.

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