quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ferramentas para Planejamento Visual

Desde tempos das cavernas o homem pode se comunicar através das imagens, repassando as suas mensagens e deixando as suas marcas através dos tempos. Grandes pintores expressaram seus sentimentos através da arte, utilizando-se dos diversos tipos de materiais e de desenhos. Nos livros de literatura encontramos imagens diversas para ilustrar o texto lido, que tanto fascina os olhos do leitor. Na era da globalização as mídias entraram com toda a sua força para ampliar novos horizontes, novas leituras e também a restauração do passado, com isso tudo temos uma imensa gama de informações que nos levam a ampliar o conhecimento de forma criativa.
Atualmente o design gráfico veio como uma nova forma de comunicação onde os profissionais se utilizam de imagens, tipografia e diagramação de páginas para promover e iluminar milhões de pessoas com informações apelativas. E para o desenvolvimento da web designs os profissionais dessa área, estão se utilizando mais das seguintes ferramentas abaixo:

1-Ferramentas mais utilizadas:

1.1-Adobe Photoshop

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS4 (sigla cujo significado é Creative Suite 4, correspondente à décima primeira edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.
O termo photoshopping é um neologismo que significa "editar uma imagem" independentemente do programa que se utilize (de forma similar ao neologismo Googlar). A Adobe desencoraja o uso do termo devido ao receio de distorcer a imagem de marca da empresa. O termo "photoshop" também é usado como substantivo relativamente à imagem alterada. São termos populares utilizados por membros de sites como "Something Awful", "Fark.com", "B3ta" e "Worth1000". O objectivo de alterar uma imagem, é torná-la humorística ou inteligente, muitas vezes através de referências a piadas e à cultura pop. Numa vertente mais recente neste âmbito é a chamada fake (traduzida por falso), em que se alteram imagens parodiando figuras célebres, com imagens de nus ou pornográficas. Surgiram até concursos de Photoshop em que profissionais e amadores competiam para mostrar as suas capacidades de edição de imagens nestas vertentes.

1.2- Dreamweaver

O Adobe Dreamweaver, antigo Macromedia Dreamweaver é um software de desenvolvimento voltado para a web criada pela Macromedia (adquirida pela Adobe Systems), e que está atualmente na versão CS4. Suas versões iniciais serviam como um simples editor HTML WYSIWYG ("What You See Is What You Get", ou "O que você vê é o que você tem"), porém as suas versões posteriores incorporaram um notável suporte para várias tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens Server-side.

1.3- Flax
Este é um programa que pode lhe ajudar muito com suas animações Flash seja você um principiante ou um profissional. É um programa muito útil, pois com ele podem-se criar efeitos de texto espetaculares para suas animações Flash e de uma maneira extremamente fácil. Com uma interface muito amigável, o programa tem poderosas características que certamente vai lhe surpreender. Com somente escrever o texto que você quer animar e escolher a animação adequada (existem mais de 22 pré-definidas) e logo, já terá, seu efeito de texto. Também é altamente configurável, e pode-se mudar a maioria das opções, como (naturalmente), as cores e os tipos e tamanhos de letras, e também configurar os efeitos ao seu gosto e necessidade. Pode-se mudar a velocidade de movimento das letras, graus de rotação, etc. Cada efeito tem suas próprias opções configuráveis.

Este programa também é bom para profissionais, pois permite economizar de uma forma extraordinária o tempo. Ao invés de perder tempo criando estes efeitos em Flash (que a maioria só se pode com animação FRAME-BY-FRAME) pode criá-los em Flax em 5 minutos e concentrar-se nas outras partes de seus filmes, e conseqüentemente economizará tempo. Logo, os efeitos se exportam diretamente ao formato swf, para colocá-los diretamente em sua página, ou pode importá-los a flash para ser editado aí.

1.4- CorelDRAW

O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objectos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.

1.5-Deep Paint 3D
Uma solução para pintar e dar texturas a modelos 3D de forma realista e profissional. Realmente é um produto brilhante que apresenta uma grande lista de ferramentas gerando resultados surpreendentes à vista. Deep Paint 3D é o companheiro de Deep Paint, e cada um tem um enfoque diferente. Ambos produtos apresentam uma grande similaridade no ambiente de trabalho.

Deep Saint 3D pode ser usado de forma independente ou integrar sua sala de trabalho aos requerimentos de desenho de 3ds max, Maya, LightWave, Softimage 3D e Photoshop.

A interface de Deep Paint 3D esconde ferramentas incrivelmente poderosas. Desta forma encontramos todo tipo de pinceis, e não só é possível pintar com cores, como também com texturas, ou aplicar estas a determinados elementos do modelo. Inclusive temos a possibilidade de empregar efeitos de luzes afetando posições específicas.

Um dos pontos chaves de Deep Paint 3D reside na compatibilidade de formatos, é que é possível trabalhar com figuras 3DS, JPEG, PSD, LWO, TIFF, OBJ, e também estão disponíveis plug-ins para poder obter de forma direta gráficos pelo Maya, SoftImage, 3ds max, e LightWave.

O melhor de Deep Paint 3D é que editar uma imagem 3D é possível de forma direta, abrindo o arquivo e vendo cada aspecto do mesmo girando o modelo no meio tridimensional. É como se estivéssemos trabalhando sobre uma imagem em 2D, e é que a aplicação nos possibilita pintar diretamente sobre a superfície de forma natural e em tempo real.

Nos menus encontramos várias utilidades que nos permitem analisar detidamente o modelo, bloqueando elementos que não devem ser modificados, comprovando as cores e texturas utilizadas, e mais.
1.6-Swish
O mais conhecido criador de animações Flash (depois do software da Adobe, claro) é o Swish Max. Ele traz tantos recursos que somente quem precisa realizar trabalhos muito complexos vai precisar de outro aplicativo.

Para começar, ele conta com 180 itens prontos, incluindo textos, imagens, desenhos e botões, além de componentes e scripts para ações específicas, como ir a um ponto escolhido no vídeo ou abrir o browser.

O Swish também importa vídeo diretamente e tem um player próprio para a web. Ainda no quesito importação, o programa pode abrir arquivos SWF prontos. O Swish traz 350 efeitos, o que até torna difícil a escolha da opção desejada. É um programa para fazer animações Flash sem o Flash, muito simples e fácil de usar.
"Cartazes são mensageiros. Cartazes é expressão de cultura. (...)Visíveis e inconfundíveis, como parte de um processo de comunicação(...) Bons cartazes falam uma linguagem internacional." Manfred Triesch.

Arte gráfica traz inúmeros benefícios em termos de comunicação, lá explanamos nossas idéias como um só objetivo comunicação. Certamente esse é excelente recurso para tornar as aulas mais atrativas, levando o aluno ao e ntendimento da informção e ampliação do conhecimento. Os cartazes como vimos acima são grandes mensageiros que são utilizados atualmente pelas diversas áreas do conhecimento. Na educação ela também se ampliada na modalidade do ensino a distãncia, onde o material atrativo leva o aluno a compreender melhor o conteúdo e além de aguçar mais a sua curiosidade em aprender mais.

Devemos propor que mais pesquisadores se atentem a essa questão na área da educação e possam trazer novos embassamentos para que possam utilizá-los na educação. Se a arte gráfica transforma o mundo certmante trará novas idéias para a área educacional.

Um comentário:

  1. Eu adorei o seu blog. Eu sou professora e sempre procuro algo melhor, interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir