quinta-feira, 15 de julho de 2010

UBIQUIDADE

A velocidade da mídia eletrônica, promovida pela telemática, altera o campo dos conceitos, introduzindo uma nova forma de experienciar o tempo e o espaço. Promovendo um processo de deslocamento das relações sociais, dos contextos locais de interação e sua reestruturação de novos conceitos de tempo-espaço.
O desenvolvimento informacional e técnico esta modificando a sociedade, e a educação não pode ficar alienada a este processo. A velocidade da comunicação juntamente com as novas tecnologias da informação vem provocando diversas transformações sociais, econômicas e políticas, em um processo irreversível. Para visualizarmos melhor o impacto das tecnologias na cultura contemporânea devemos observar melhor a educação como um processo complexo, inacabado e em permanente evolução.

A abordagem pedagógica da aprendizagem colaborativa constitui a modalidade educacional apropriada para atividades coletivas em rede, nos meios digitais de comunicação. Assim, nesta sociedade da informação os processos educacionais passam por uma crise significativa. As informações não se atêm somente à palavra escrita, mas constituem uma grande diversidade, tais como: textos, gráficos, som, imagens, arquivos de áudio ou vídeo. Essas informações transformam nossa relação com o espaço-tempo dando-nos uma nova percepção de mundo, onde nossos saberes convertem-se em espaço de fluxos, criando e desfazendo verdades, competências e habilidades.

Trata-se de um território eletrônico, onde se trabalha com informações, dados e memória compartilhada através da interação, onde o espaço e o tempo não têm referência.

Assim, a mobilidade e a ubiqüidade dessa nova percepção de tempo, espaço e relação social usada na escola, podem experimentar uma nova sociabilidade, compartilhando um lugar simbólico marcado por novas relações.
Referências:
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LEITE, Julieta. A ubiqüidade da informação digital no espaço urbano. In: LOGOS 29 Tecnologias e Socialidades. Ano 16, 2º semestre 2008.

LÉVY, Piérre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

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