sábado, 11 de setembro de 2010

Testes de Piaget para crianças de 8/9 anos.

Aplicar provas espaciais: construção horizontal, vertical e coordenação do espaço bidimencional.

Relembrando que não se deve aplicar várias provas de conservação em uma mesma sessão, para evitar a contaminação da forma de resposta.

1º Grupo: Conservação.

1. Conservação da quantidade de matéria.

2. Conservação do comprimento.

3. Conservação de superfície.

4. Conservação de pêso.

2º Grupo: Classificação.

1. Dicotomia ou mudança de critério.

2. Quantificação da Inclusão de classes.

3. Intersecção de classes.

3º Grupo: Seriação.

1. Seriação de bastonetes



1ª Sessão: Aplicar:

1. Seriação de bastonetes

2. Intersecção de classes.

3. Conservação de pêso.

4. Quantificação da Inclusão de classes.

5. Conservação de superfície.

6. Dicotomia ou mudança de critério.

7. Conservação do comprimento.

8. Conservação da quantidade de matéria.





Conjunto de Testes: Provas de Seriação

1º TESTE:

SERIAÇÃO DE BASTONETES

I – MATERIAL :uma série de 10 bastonetes graduados de 16 a 10 cm com a diferença de um para outro de 0.6 cm; um anteparo. (utilizar a placa emborrachada da prova de intersecção, com o verso voltado para o examinando)

II – DESENVOLVIMENTO:

O examinador dá à criança os 10 bastonetes em desordem para que tome conhecimento do material.

• 2.a. Seriação a descoberto: “Você vai fazer uma escadinha com todos esses pauzinhos, colocando-os em ordem do menor para o maior”. Se a criança não conseguir, o examinador pode, eventualmente, fazer a demonstração de uma série inicial com 3 pauzinhos. É importante registrar a ordem em que a criança escolhe cada pauzinho e como faz cada escolha e a configuração final. Anotar o processo de realização.

• 2.b. Verificação da exclusão: Se o sujeito acertar a seriação a descoberto, o examinador pode pedir que feche os olhos e, ao abri-los, descubra o local, a posição, em que estava o bastonete retirado pelo examinador da “escadinha” feita pelo sujeito.

• 2.c. Seriação oculta atrás do anteparo: Se o sujeito acertou a seriação pode-se fazer também de outra forma: “Agora sou eu que vou fazer a escadinha atrás dessa placa (anteparo); você vai me dando os pauzinhos um a um, e eu vou colocando aqui, na ordem fazendo a escada. Registra-se a maneira de escolher e a ordem que ele deu ao examinador.

1. SERIAÇÃO

1.1. Seriação de palitos



Materiais:



 10 palitos com aproximadamente 1cm de largura com uma diferença de 0,6mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5cm.





III – PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS :

a) Ausência de Seriação - (aproximadamente 3-5 anos) Nível 1 – O sujeito fracassa nas suas tentativas de ordenar.

- ausência de séries (3-4 anos) a criança não entende a proposta e coloca os bastões em qualquer ordem, justapondo–os;

- esboço de séries (4-5 anos) a criança faz tentativas diversas; pares (grandes e pequenos), série de 3 ou 4 bastões , mas não coordena as diferentes série entre si, ou não consegue intercalar os outros;

- faz uma escada sem considerar o tamanho dos bastões, mas só arrumação da parte superior imitando uma escadinha.

b) Conduta Intermediária (aproximadamente 5-6 anos) – Nível 2 – Em que o sujeito vai por ensaio e erro compondo a série; compara cada bastão com todos os demais até achar o que serve. É uma seriação intuitiva por regulações sucessivas.

c) Êxito Obtido por Método Operatório (aproximadamente 6-7- anos) – Nível 3 – O sujeito com facilidade antecipa a escada fazendo metodicamente a sua construção, colocando primeiro os bastões menores e a seguir, em graduação, até o final. Neste nível faz a descoberta, atrás do anteparo, exclui bastões e constrói espontaneamente a linha de base.

IV – ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS:


Conjunto de Testes: Provas de Classificação

2º TESTE:

INTERSECÇÃO DE CLASSES

I – MATERIAL: 3 espécies de fichas do mesmo material e tamanho sendo: 5 redondas de uma cor, 5 redondas de outra e 5 quadradas da mesma cor das segundas, 1 placa emborrachada com 2 círculos desenhados, que se entrecruzam delimitando 3 partes das quais uma é comum aos 2 círculos(Diagrama de Venn)

II – DESENVOLVIMENTO:

• 1. O examinador dispõe as fichas nos círculos em intersecção, sendo que as redondas que têm a mesma cor dos quadrados devem ficar na área de intersecção (exemplo abaixo). Pede que a criança observe a disposição, descreva as fichas e pergunta: “Por que você acha que eu pus estas redondas no meio?”

• 2. Perguntas feitas pelo examinador:

a. Há mais fichas desta cor ou daquela?

b. Há mais fichas quadradas ou redondas?

c. Há a mesma coisa, mais ou menos fichas redondas do que fichas desta cor? (pergunta de intersecção)

d. Há a mesma coisa, mais ou menos fichas quadradas do que fichas desta cor? (pergunta de intersecção)

Após cada resposta da criança, o examinador diz: “Como é que você sabe?” “Você pode me mostrar?”. Caso a criança não responda às perguntas principais, são feitas perguntas suplementares: “O que é que tem no círculo da esquerda?” “Mostre. E no da direita?”

2. Intersecção de classes



Materiais:



 5 círculos azuis de 2,5cm de diâmetro

 5 círculos vermelhos também de 2,5cm de diâmetro

 5 quadrados vermelhos de 2,5cm de lado

 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em intersecção, sendo que um preto e outro amarelo.



Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção



III – PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS (aproximadamente desde 4-5 anos)

1. As perguntas feitas sobre classes separadas são respondidas com acerto. As de inclusão e intercessão não são compreendidas nessa faixa de idade. As perguntas suplementares também revelam erros. Nível 1.

2. A partir de 6 anos a criança faz acertos nas perguntas suplementares, mas hesita nas respostas de inclusão e intercessão, faz repetições e pode dar algumas respostas corretas. Nível 2.

3. Crianças a partir de 7-8 anos dão respostas corretas desde a primeira vez. Nível 3.

IV – ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS:


Conjunto de Testes: Provas de Conservação

3º TESTE:

CONSERVAÇÃO DE PESO

I –MATERIAL: 2 bolas de massa plástica de cores diferentes( as mesmas utilizadas na prova de conservação de quantidade de massa).

OBS: Não há necessidade, para a realização da prova, que exista uma balança concreta. Por isso nosso kit não a contém. Além disso, balanças de dois pratos já não fazem parte do universo significativo das novas gerações, na medida em que atualmente as balanças eletrônicas é que são utilizadas no comércio em geral.

II – DESENVOLVIMENTO: O examinador verifica se a criança conhece as relações de peso , usando as duas mãos , com objetos diversos (pedra, apontador, bolas de massa, etc.) e vai sempre perguntado se um objeto pesa mais do que o outro, o que acontece com a mão que o sustenta , etc... O examinador pede que a criança faça duas bolas que tenham o mesmo peso.

1ª Transformação: O examinador transforma uma das bolas em salsicha e finge que iria pesá-las, falando: “Você pensa que a salsicha pesa a mesma coisa que a bola ou será que uma pesa mais que a outra? Como é que você sabe?”

Contra- argumentação: O examinador provocará uma reação da criança, afirmando sempre o contrário de sua resposta. Falará como nas provas anteriores.

Retorno empírico: O examinador procederá como nas provas anteriores

2ª Transformação: Transforma–se a mesma bola em uma mini-pizza e procede-se como na 1ª transformação quanto à contra–argumentação e ao “retorno empírico”.

3ª Transformação: Fragmenta-se a mesma bola em 8 a 10 pedaços e procede-se como nas outras transformações, realizando também a contra–argumentação e o “retorno empírico”.

3. Conservação de peso

Materiais:



 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4cm de diâmetro.



 1 balança com dois pratos cuja leitura seja pela posição dos braços.



Igualdade inicial:

Modificação

do elemento experimental

(alargamento)







Modificação do elemento experimental

(achatamento)





Modificação do elemento experimental (partição)





III – PROCEDIMENTOS AVALIVOS:

1. Condutas não- conservativas (até aproximadamente 6-7 anos) – Nível 1

Em cada uma das transformações um dos pesos é julgado mais pesado que o outro. As condutas não conservativas das crianças são semelhante às das provas anteriores nos julgamentos, nas contra-argumentações e no “retorno empírico.”

2. Condutas Intermediárias – Nível 2

Os julgamentos das crianças vacilam entre conservação e não- conservação aparecendo de diferentes maneiras, com condutas semelhantes às provas anteriores de conservação.

3. Condutas Conservativas (aproximadamente a partir de 8 anos)

Em todas as transformações os pesos são julgados iguais. A criança é capaz de dar um ou vários argumentos (identidade, reversibilidade e compensação) mantendo o seu julgamento apesar das contra- argumentações.

IV – ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS:

Conjunto de Testes: Provas de Classificação

4º TESTE:

QUANTIFICAÇÃO DA INCLUSÃO DE CLASSE

I – MATERIAL: 1 ramo de flores de duas espécies, sendo que uma delas existe em maior quantidade do que a outra. Ex. 10 rosas e 3 ou 4 margaridas

II – DESENVOLVIMENTO:

1. O examinador verifica se a criança conhece o nome das flores e se conhece o termo genérico “flores”: “Você conhece o nome de outras flores? Quais?”

2. Perguntas :

• -Pergunta 1: “Nesse ramo, há mais rosas ou mais flores?” Após a resposta: “Como você sabe? Você pode me Mostrar?”

• -Pergunta 2: “Conheço duas meninas que querem fazer raminhos. Uma faz um ramo com as rosas. Depois ela desmancha e me devolve as rosas. A outra, faz seu ramo com as flores. Qual foi o ramo maior?”

• -Pergunta 3a. “Se eu dou para você as rosas, o que fica no ramo?”

• -Pergunta 3b.“Se eu dou para você as flores, o que sobra no ramo?”

• -Pergunta 4. “Eu vou fazer um ramo com todas as rosas e você vai fazer um ramo com todas as flores. Quem vai fazer o ramo maior? Como é que você sabe?”

4 Quantificação de Inclusão de classes



Materiais:



Com flores:

- 10 margaridas

- 3 rosas vermelhas



Com animais

- 10 coelhos ou outra espécie

- 3 camelos ou outra espécie



Pode-se fazer também com:

- 10 carros

- 3 ônibus







III – PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:

1.Ausência de Quantificação inclusiva (até aproximadamente 5-6 anos) – Nível 1

A criança faz sistematicamente a comparação das duas subclasses e reponde então que há mais margaridas do que flores. Costuma errar sobre a subtração de subclasse (perguntas 3a e 3b.)

2.Condutas Intermediárias – Nível 2

Observa-se hesitação na resposta à pergunta 1. Às vezes responder: “É a mesma coisa”. Nesse nível as perguntas 3a. e 3b. são respondidas corretamente.

3.Existência da Quantificação inclusiva (aproximadamente a partir 7-8 anos) – Nível 3

A criança responde corretamente a todas às perguntas.

IV – ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS:
Conjunto de Testes: Provas de Classificação

5º TESTE:

CLASSES – MUDANÇA DE CRITÉRIO (DICOTOMIA)

I-MATERIAL: fichas de figuras geométricas (material emborrachado):6 círculos de diâmetro de 25mm (pequenos) de uma cor e 6 de outra cor ; 6 círculos de diâmetro de 50mm (grandes) de uma cor e 6 de outra cor ; 6 quadrados de 25mm de lado (pequenos) de uma cor e 6 de outra cor; 6 quadrados de 50mm (grandes) de uma cor e 6 de outra cor . O material é formado por duas cores distintas.

II – DESENVOLVIMENTO:

1. O examinador coloca as fichas em desordem sobre a mesa e pede que a criança as descreva: “Você pode me dizer o que está vendo?”

2. Classificação espontânea: “Você pode pôr juntas todas as fichas que combinam?” “Ponha juntas todas que são iguais...” “Ponha juntas as que têm alguma coisa igual ...as que se parecem muito”. Após a criança terminar: “Você pode me explicar por que colocou assim?”

3a. Dicotomia: “Agora gostaria que você fizesse apenas 2 grupos (ou 2 montinhos ou 2 família) e os colocasse separados sobre a mesa.” Após o término: “Por que você colocou todas essas fichas juntas? É aquelas? Como a gente poderia chamar esse monte aqui? E aquele outro?”

3b. 1ª mudança de critério: “Será que você poderia arrumar em 2 grupos (montes) diferentes?” Se a criança repetir o 1o critério: “Você já separou desse modo. Você pode descobrir um outro modo (critério) de separar em 2 grupos ?” Se for preciso, o experimentador inicia, ele mesmo, uma nova classificação e pede a criança para continuar. Procede-se em seguida, como em 3a.

3b. 2ª mudança de critério: “será que você ainda pode separar de um modo diferente fazendo 2 grupos novos?” Procede-se em seguida como em 3a e 3b.

5. Mudança de critério - Dicotomia

Materiais:

 5 círculos vermelhos de 2,5cm de diâmetro.

 5 círculos azuis de 2,5cm de diâmetro.

 5 círculos vermelhos de 5cm de diâmetro.

 5 círculos azuis de 5cm de diâmetro.

 5 quadrados vermelhos de 2,5cm de lado.

 5 quadrados azuis de 2,5cm de lado.

 5 quadrados vermelhos de 5cm de lado.

 5 quadrados azuis de 5cm de lado.

 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5cm de altura e uns 12cm de lado.









Material

Classificação por cores sem caixa

Classificação por cores usando a caixa

Classificação por formas usando a caixa

Classificação por tamanho usando a caixa



III- PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

1.Coleções Figurais (desde 4-5 anos ) Nível 1

As crianças arrumam as fichas estruturando figuras de trens, casas, bonecos, etc. Podem também arrumar as fichas que tenham alguma semelhança, mudando sempre de critério e não utilizando todas.

1. Início de classificação (aproximadamente 5-6 anos) Nível 2

As crianças conseguem fazer pequenos grupos não figurais, segundo diferentes critérios, mas são coleções justapostas, sem ligação entre si: “É o monte das bolas vermelhas grandes, das bolas pequenas vermelhas, dos quadrinhos vermelhos” , etc. Num desenvolvimento maior, as crianças podem conseguir um começo de reagrupamento dos subgrupos em classes gerais, sem conseguirem uma antecipação de critérios.

2. Dicotomia segundo os 3 critérios – Nível 3

As crianças iniciam a tarefa já antecipando as possibilidades; conseguem fazer e recapitular corretamente duas dicotomias sucessivas, segundo 2 critérios, o 3º critério só sendo descoberto com incitação do examinador. Num desenvolvimento maior, os 3 critérios são antecipados e utilizados espontaneamente.

Um comentário:

  1. Olá, achei fantástica a sua técnica para aplicar as provas piagetiana. Só fiquei com uma dúvida. posso aplicar essas mesmas provas para jovens de 12 a 14 anos que apresentam deficiência intelectual?

    ResponderExcluir