sábado, 11 de setembro de 2010

Planos de Terapia - 6

Plano de Terapia Nº 06 Data: 16/10/2007


Duração: 60 min.

Objetivos: Realizar a correspondência som-grafema / [J] [G];

-Educação psicomotora (lateralidade);

-Desenvolver através da música a criatividade associado ao movimento;

-Proporcionar desafios e solucionar situações problemas.



Material:

-Seleção de músicas com vários ritmos.

-Software “Alfabetização Fônica – Computadorizada”

-Espaço amplo.

-Roda das Letras.

-Folhas de papel A4.



Atividades:



-Caminhadas com ritmo.



●O terapeuta convida o paciente para ficar disposto no centro da sala. Todos devem estar parados e equilibrados. Colocar uma música suave e pedir para que o paciente se concentre na respiração.

Agora peça que o paciente imagine o seu corpo solto nesta música e metalize a suavidade dos movimentos. Gradativamente, coloque o seu corpo em movimento pela sala no ritmo da música.

●O terapeuta deve criar dificuldades, trocando a música sem que o paciente pare, adaptando-se ao novo ritmo e com movimentos laterais, de costas, etc..

●Promova nova troca de música, preferencialmente algo bem popular. Proponha então, que o paciente mostre o passo que mais gosta de fazer.



-Jogo “Roda das Letras”



-Como jogar:

●02 ou mais jogadores:

●Cada jogador na sua vez, de olhos fechados colocará o dedo indicador sobre a Roda Das Letras e fará um giro.

●Onde parar, será dado à indicação da letra.

●Combinar antes com o paciente o tipo de palavras que irão dizer começadas com a letra indicada pelo dedo: nome de pessoas, animais, objetos, frutas, alimentos, nome de cidades e etc.

●Na sua vez de jogar, cada um deverá dizer o maior número de palavras com a letra indicada.

●Cada palavra valerá um ponto.

●Registrar numa folha o número de palavras que cada jogador falar na sua vez de jogar.

●O jogo terá quantas rodadas desejarem.

●Ao final, somar os pontos de cada jogada para saber quem é o vencedor.



-Lateralidade (exercício de simetria)



●Material gráfico. Solicitar ao paciente que observe bem as figuras e solicitar que complete o lado da figura que não está desenhado.



-Software: Alfabetização fônica – computadorizada:



a)Atividades com a letra J.



b)Atividades com a letra G.

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