Plano de Terapia Nº 06 Data: 16/10/2007
Duração: 60 min.
Objetivos: Realizar a correspondência som-grafema / [J] [G];
-Educação psicomotora (lateralidade);
-Desenvolver através da música a criatividade associado ao movimento;
-Proporcionar desafios e solucionar situações problemas.
Material:
-Seleção de músicas com vários ritmos.
-Software “Alfabetização Fônica – Computadorizada”
-Espaço amplo.
-Roda das Letras.
-Folhas de papel A4.
Atividades:
-Caminhadas com ritmo.
●O terapeuta convida o paciente para ficar disposto no centro da sala. Todos devem estar parados e equilibrados. Colocar uma música suave e pedir para que o paciente se concentre na respiração.
Agora peça que o paciente imagine o seu corpo solto nesta música e metalize a suavidade dos movimentos. Gradativamente, coloque o seu corpo em movimento pela sala no ritmo da música.
●O terapeuta deve criar dificuldades, trocando a música sem que o paciente pare, adaptando-se ao novo ritmo e com movimentos laterais, de costas, etc..
●Promova nova troca de música, preferencialmente algo bem popular. Proponha então, que o paciente mostre o passo que mais gosta de fazer.
-Jogo “Roda das Letras”
-Como jogar:
●02 ou mais jogadores:
●Cada jogador na sua vez, de olhos fechados colocará o dedo indicador sobre a Roda Das Letras e fará um giro.
●Onde parar, será dado à indicação da letra.
●Combinar antes com o paciente o tipo de palavras que irão dizer começadas com a letra indicada pelo dedo: nome de pessoas, animais, objetos, frutas, alimentos, nome de cidades e etc.
●Na sua vez de jogar, cada um deverá dizer o maior número de palavras com a letra indicada.
●Cada palavra valerá um ponto.
●Registrar numa folha o número de palavras que cada jogador falar na sua vez de jogar.
●O jogo terá quantas rodadas desejarem.
●Ao final, somar os pontos de cada jogada para saber quem é o vencedor.
-Lateralidade (exercício de simetria)
●Material gráfico. Solicitar ao paciente que observe bem as figuras e solicitar que complete o lado da figura que não está desenhado.
-Software: Alfabetização fônica – computadorizada:
a)Atividades com a letra J.
b)Atividades com a letra G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário