sábado, 11 de setembro de 2010

Planos de Terapia - 4

SESSÃO Nº 04 Data: 09/10/2007


Duração: 60 min.

Objetivos: Realizar a correspondência som-grafema / [P] [B];

-Educação psicomotora através da música (conceitos de lateralidade)



Material:

-Música “ Desengonçada” de Bia Bedran

-Software “Alfabetização Fônica – Computadorizada”

-Espaço amplo.

-Fita vermelha e verde.

-Letras diversas.

-Setas de Eva.

-Figuras de seqüência lógica.

-

Atividades:



-Acordando o corpo (aquecimento).

Música: desengonçada – Bia Bedran ( A caixa de música de Bia) faixa 11.

●Trabalhar o passo básico de dois para um lado e logo dois para o outro, incorporando o movimento básico cadenciado particular. As partes do corpo, que são nomeadas, mexem-nas do jeito que cada um quiser.

-Seguindo as setas (seqüência de brincadeiras – lateralidade).

●Antes de iniciar a seqüência de brincadeiras, colocarem uma fita verde amarrada no pulso direito e uma fita vermelha amarrada no pulso esquerdo do paciente. A um sinal determinado pelo terapeuta, o paciente deve erguer o braço dominante ou o barco solicitado.



Desenvolvimento:



●Peça ao paciente para ficar de pé. Manuseie uma seta e explique que o ele deve acompanhá-la com o corpo, andando na direção que a seta apontar. Aponte-a:

-Ora a direita (o paciente anda para esse lado);

-Para cima (alonga o corpo, olhando para cima);

-Para baixo (o paciente deve andar agachado);

-Para a esquerda (anda pelo lado contrário à primeira movimentação);

●Montar um caminho para o paciente percorrer, respondendo alguns desafios, tais como:

►De 10 passos pequenos para a direita. Abra o envelope e descubra quais as palavras que você encontrou;

►Siga em frente engatinhando. Vá até o outro envelope e escreva uma palavra com as consoantes encontradas;

►Agora de três pulos grandes para a esquerda. Abra o envelope. Que consoantes você encontrou? Então imite o som de cada uma delas.

►Agora retorne sem esbarrar nas setas. Sente-se na mesa amarela. Descanse um pouco e respire profundamente por três vezes.

Agora abara o envelope que está em baixo da mesa. Abara-o. Você encontrou 04 quadrinhos. Monte a seqüência correta e conte oralmente a história que você acabou de montar.



-Software: Alfabetização fônica – computadorizada:



a)Atividades com a letra B.

-Seguir as instruções do livro “guia do usuário” atividades 2.11.1 até 2.11.8, págs: 61 a 64.



b)Atividades com a letra P. 2.13

-Seguir as instruções do livro “guia do usuário” atividades 2.13.1 até 2.13.7, págs: 65 a 67.

Nenhum comentário:

Postar um comentário