sábado, 11 de setembro de 2010

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - 1

Adriana Soares Lourenço dos Santos

Antônio José Lourenço dos Santos

ICPG – Instituto Catarinense de Pós Graduação

Psicopedagogia Clínica e Institucional Turma 4

Professores: Luciana Monteiro do Nascimento

Carlos Alberto Medrano

1ª INTERVENÇÃO: Data: 25 / 09 / 2007

Objetivo: Trabalhar a memória de longo prazo relacionada à leitura e escrita através do desenvolvimento de sua consciência fonológica.

1 – Provocar no paciente um relaxamento corporal para melhorar a percepção dos sons que o cercam.

2 – Identificar os fonemas e grafemas de nosso alfabeto.

3 – Trabalhar a memória remota dos caracteres alfabéticos e provocar a constância perceptiva.

Metodologia:

1 – Pedir ao paciente que se sente confortavelmente. Colocar em frente dele outros materiais como: folha de papel branco, lápis preto e colorido, canetinhas, giz de cera, etc. Colocar uma música suave, sem letra, só instrumental (estilo “Jazz” ou “New Agê” de Michael Hoppé). Pedir ao paciente que feche os olhos e respire calmamente, no ritmo da música. A seguir, ainda com os olhos fechados, proponha que imagine o que o som lhe diz e que imagens a música sugere.

Ao final da música, peça para o paciente abrir os olhos e olhar para a folha de papel em branco. A seguir desenhar na folha o que imaginou durante a música. Após o termino do desenho interromper a música e pedir para o paciente falar sobre seu desenho e escrever uma frase relativa ao seu desenho.

2 – Expor o alfabeto para o paciente e solicitar que diga o nome das letras. Pedir que ele observe o som e o traçado de cada uma das letras. Solicitar que identifique as consoantes com traçados semelhantes (b/d, p/g, m/n, p/q, b/p, h/k, v/u, y/v).

3 – Fazer um exercício de constância perceptiva para trabalhar a memória remota. Marcar em um quadro de repetições, em cores diferentes, os caracteres semelhantes.

4 – Executar alguns jogos de percepção visual como:

• “Identificar Figuras” usando o jogo Loto Leitura. Distribuir cartelas para o paciente e ele deverá identificar as figuras e escrever seu nome.

• “Jogo da Memória com que Letra Começa?” usando o jogo Memória. Distribuir as letras sobre a mesa, com as imagens voltadas para cima. Os cartões com as figuras devem ser embaralhados, e colocados em uma pilha com as imagens voltadas para baixo. O paciente vai retirando cada cartão e fazer associação desta figura com a letra inicial referente ao nome desta figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário