domingo, 11 de julho de 2010

Salas de Leitura - Um caminho de aprimoramento em busca da formação de leitores Riosulenses

A Secretaria Municipal no de 2008 teve como proposta, dar uma nova dimensão pedagógica ao espaço das bibliotecas dos Centros Educacionais. Pensando numa educação de qualidade voltada para atender a “Rio do Sul do Futuro”, inaugurou cinco Salas de Leitura, das quais receberam os seguintes nomes: Estação do Saber, Mundo da Imaginação, Porta do Conhecimento, Universo Encantado e Planeta Literário.


A Sala de Leitura é um espaço dedicado ao aprimoramento de conhecimentos e à troca de experiências em torno da leitura, escrita, literatura e cultura. É também um convite à leitura do rádio, do jornal, da TV, do computador, do próprio livro, entendendo o exercício da leitura e da produção textual como práticas que se dão dentro e fora da escola. Objetivo do projeto é de promover o desenvolvimento de uma Política Pública de Promoção de Leitura e Formação de Leitores nas Unidades Escolares que compõem a Rede Pública Municipal. Nesses espaços são realizados: oficinas, empréstimos de livros, orientações para pesquisas escolares, rodas de leitura, concurso de poesia, sarau literário, encontro com o escritor, mostras de trabalhos, produções de peças teatrais, vídeos, entre outras atividades. O acesso aos acervos disponíveis, bem como ao espaço da Sala de Leitura, é um direito de toda a comunidade escolar e precisa ser planejado de modo que as atividades não se limitem a uma grade de horários que escolarize a hora da leitura.


Os professores que atuam nas Salas de leitura tiveram capacitação para que o seu trabalho junto ao leitor e o livro se tornassem em momentos prazerosos, dos quais muitos dos alunos pudessem experimentar momentos ricos, como o tapete mágico do Aladim, de estar em contato direto com os grandes clássicos, de encenarem fábulas que perduram por tantos anos na história da literatura. O melhor! Saborear as diversas sensações que os livros produzem.


Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida e quem lê, aprende. A Sala de Leitura é um espaço onde diferentes linguagens, culturas e saberes transitam no decorrer do ano e muita aprendizagem acontece. Cada texto na leitura tem o seu sabor inesquecível: o sabor do saber. (Karla Kardauke - Professora da Sala de Leitura “Mundo da Imaginação” CEPLAS).






Atualmente as Salas de Leitura vão resignificar um novo modelo de Educação a “Educação Empreendedora”, que visa sempre a aprender mais. O bom empreendedor sonha e busca tornar o seu sonho em realidade, não só em benefício próprio, mas algo que seja significativo e benéfico para toda a comunidade.


Esperamos com esse projeto leve ao nosso aluno à diversidade de materiais que lhe dêem ao acesso as diversas vertentes da arte literária como a erudita, a popular, as fábulas, contos, poemas auxiliando na construção de leitor crítico e analítico, utilizando essas ferramentas para elevação da qualidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário