sexta-feira, 16 de julho de 2010

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Adriana Lourenço



A dimensão conceitual



O que é um plano?



• É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;



• É um norte para as ações educacionais;



• Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento;



• É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas.





O plano de trabalho docente:



• Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor;



• Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada;



• É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo;



• Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem;



• Possibilita compreender a concepção de ensino e aprendizagem e avaliação do professor;



• Orienta /direciona o trabalho do professor;



• Requer conhecimento prévio da Proposta Pedagógica Curricular;



• Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.



TIPOS DE PLANO


Projeto Didático:



São inúmeras as atividades humanas nas quais, atualmente, a idéia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades profissionais.

É muito utilizado atualmente na Pedagogia de Projetos, pois dá ao professor a possibilidade de realização de uma meta, um querer que orienta e dá sentido às ações que se realizam com a intenção de transformar a meta (o sonho) em realidade.

O projeto didático deve seguir as seguintes etapas:



1)Cabeçalho

2)Título

3)Justificativa

4)Objetivo Geral

4.1) Objetivos Específicos

5)Conteúdos

6)Metodologia

7)Cronograma

8)Recursos

9Avaliação

10)Referências Bibliográficas



Plano de Trabalho





Escola:_______________________________________ Disciplina:______________

Professor:____________________Período:_________________________________

Série:_______________________





Conteúdos Conceituais e Dimensão do Conceito Encaminhamentos Metodológicos Recursos (didáticos pedagógicos) Avaliação

Verbos mais usados por conceito:


Conteúdos Conceituais

Saber Conteúdos Procedimentais

Saber fazer Conteúdos Atitudinais

Ser e Conviver

Identificar, reconhecer, classificar, explicar, relacionar, situar (no espaço ou no tempo), interpretar, indicar, citar, enumerar, listar, assinalar, diferenciar, distinguir, conceituar, caracterizar, definir.

Manejar, construir, confeccionar, coletar, descrever, representar, observar, experimentar, testar, elaborar, simular, planejar, executar, compor, classificar, analisar, representar, comparar, resumir, obter e organizar dados, formular hipóteses, verificar, registrar, medir, sintetizar, ler diferentes tipologia textuais, consultar bibliografias, prever, predizer, elaborar perguntas, resumir, comunicar, pesquisar. Valorizar (suas próprias idéias...), comportar-se (de acordo com...), apreciar, ponderar, adotar hábitos, partilhar, dialogar, ouvir, criticar, avaliar, decidir, empenhar-se, procurar conhecer, interessar-se, predispor-se, colaborar, posicionar-se, exercitar, demonstrar, persistir, experimentar...


Plano de Aula:

1. Tema (informe aqui o tema da aula. Por exemplo: Computador como instrumento de comunicação);

2. Data e série/turma;

3. Objetivos (Enumere aqui os objetivos da aula, ressaltando o que espera que o aluno seja capaz de realizar utilizando os conhecimentos obtidos);

4. Conteúdos (conteúdos conceituais e dimensão do conceito);

5. Atividades (detalhe aqui as atividades que serão realizadas durante a aula, mencionando os procedimentos que serão utilizados em cada atividade. Por exemplo: a aula pode ser dividida em uma parte expositiva, onde serão apresentadas noções básicas sobre o tema explorado, seguida de uma parte prática, onde os alunos deverão desempenhar uma tarefa como uso do computador);

6. Avaliação (Descreva os instrumentos de avaliação de aprendizagem que serão utilizados nesta aula);

7. Recursos Didáticos (Relacione todo o material que servirá de apoio à preparação e à execução da aula, incluindo software, apostilas, DVD’s, músicas etc);

PLANO DE AÇÃO



Um plano de ação é uma previsão detalhada das etapas de um trabalho a ser realizado. Ele é importante por permitir uma reflexão sobre o processo a ser vivenciado, contribuindo para uma definição clara e consciente do que se pretende (objetivos) e dos modos de se alcançar tais intenções (estratégias e recursos).

Esse plano de ação deve ser utilizado na elaboração de festas, passeios, seminários, apresentações culturais, feira de Matemática, festival de música, viagens e etc.

O que será feito? Quando será feito? Onde será feito? Por que será feito? Quem fará? Como será feito? Agentes controladores


Dez Mandamentos do Professor

1 ESQUEÇA A BUROCRACIA

Acabou a idéia de que planejar é ir a reuniões chatas em que o professor se sente como um carimbador de papéis. "Antes o plano vinha pronto, em pacotes". "Hoje quem leciona tem espaço para criar."

2 CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO

Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos estudantes. “Pergunte-se sempre: ‘O que meu aluno deve e pode aprender”?

3 FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)

O plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o planejamento. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.

4 ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM

"Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe". Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar. Claro que também é preciso saber como ensinar.

5 COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE

Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do estudante. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.

6 DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE

"Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com toda a turma". Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos alunos. "Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com toda a turma". Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos alunos.

7 PESQUISE EM VÁRIAS FONTES

Toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.

8 USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO

O professor deve aplicar diferentes métodos, como aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas de campo. "Combinar várias formas de trabalho é a essência da arte de ensinar".

9 CONVERSE E PEÇA AJUDA

Seu coordenador precisa ajudar você a planejar. Ele deve contribuir para que seu trabalho seja coerente com o projeto pedagógico da escola. Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões.

10 ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA

Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento.

Fonte: Revista Nova Escola www.uol.com.br/novaescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário