domingo, 11 de julho de 2010

O uso da TV e do Vídeo na Escola

O deslumbramento pela era tecnológica nos faz dar mais atenção para a utilização do computador e da internet na escola. Sabemos que no mundo atual que as tecnologias estão permeadas por toda parte, trazendo diversas informações. Nesse novo encantar midiático acabou por vezes nos esquecendo do uso da televisão e do vídeo, como estivessem obsoletos, não sendo mais importantes ou já soubéssemos utilizá-los de forma adequada na escola.



A maior gama de informações é gerada pela televisão, principalmente nos lares brasileiros. Segundo Moram (1995) a televisão alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético, tanto das crianças, jovens e adultos em geral, repassando essa visão para as salas de aulas.


Em pleno século XXI, os nossos alunos hoje, vivenciam um mundo completamente diferente de algum tempo atrás, onde as maiores informações adivinham dos livros. Essa nova geração midiática já chega a escola com sede de aprender algo que lhe seja atraente, significativo, pois eles já estão plugados, no celular, nos videogames, internet e são telespectadores desde da infância.


A escola nesse ponto a escola tem o desafio de educar essa nova geração, com a televisão e o vídeo na sala de aula, como gerador de polêmicas, motivador e informador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário